Em fase de testes na Unidade de Saúde da Família (USF) 26 de Agosto, em Campo Grande, um novo totem de autoatendimento com inteligência artificial tem facilitado a experiência dos pacientes.
Dentre as funcionalidades estão identificação do usuário, escolha de serviços e integração ao Prontuário Eletrônico do Cidadão. O sistema ainda está em fase de teste.
O totem foi projetado para garantir a identificação precisa dos pacientes. Ao chegar à USF, o usuário confirma sua identidade, e acessa um menu para escolher o tipo de atendimento desejado, seja consulta, aplicação de vacinas ou retirada de medicamentos.
O totem também integra o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), permitindo que os pacientes acessem seu prontuário do Ministério da Saúde, ao fazer login no equipamento.
A Agência Municipal de Tecnologia (Agetec) implementou essa solução, conforme a nova Lei de Licitações, que exige a análise de soluções tecnológicas, sem custos adicionais para o município.
Um telão na recepção foi colocado para melhorar a comunicação. Ele exibe as chamadas dos pacientes, substituindo as chamadas manuais e agilizando o atendimento. Após o procedimento, o profissional registra cada etapa no sistema, mantendo um histórico seguro e completo.
A prefeita Adriane Lopes ressaltou o impacto positivo que a tecnologia pode trazer para o atendimento à população. “É uma inovação que chega para melhorar o dia a dia dos nossos moradores, oferecendo mais praticidade e confiança no acesso aos serviços de saúde”, disse.
sesau